Contacte-nos: (+351) 266 746 750

XIX Ciclo de Concertos “Música no Inverno” inicia este fim-de-semana | 10, 11 e 12 de novembro

XIX Ciclo de Concertos “Música no Inverno” inicia este fim-de-semana | 10, 11 e 12 de novembro

7 Novembro, 2023

A Associação “Eborae Mvsica” realiza em Évora, no Convento dos Remédios, Av. S. Sebastião, nos meses de novembro e dezembro, o XIX Ciclo de Concertos “Música no Inverno”. Esta atividade destina-se a enriquecer a oferta cultural da cidade nos meses de inverno. Também tem como objetivo a apresentação de composições dos sécs XX e XXI.

Este fim-de-semana haverá três concertos. No dia 10 de novembro, às 21h30, Recital de Música Contemporânea, pelo Quarteto de Cordas “Ritornello”, no dia 11 de novembro, às 18h00, concerto “A Música – A Força das Emoções” – Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, com direção de Nikolay Lalov, e nodia 12 de novembro, às 18h00, Recital por David Costa (oboé) e Pedro Ferro (piano) do MPMP;

Dia 10 de novembro – Recital de Música Contemporânea – Quarteto de Cordas “Ritornello”: fazem parte desta formação, António Ramos e Clara Dias, no violino, Diana Antunes, na viola, e Rogério Peixinho, no violoncelo.

Programa: “Quarteto de Cordas nº1 (Imago)” ; “… is a wasted emotion”(… é uma emoção desperdiçada) para quarteto de cordas ; “Lendas da Maré” para quarteto de cordas, Porto 2022; “Nos Teus Olhos Permanece o Mistério” para quarteto de cordas 2022; “Acarro” para quarteto de cordas 2022.

Quarteto de Cordas “Ritornello”

Dia 11 de novembro – “A Música – A Força das Emoções” – Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras: Orquestra considerada uma das melhores formações deste género em Portugal. Atuam em concertos sinfónicos e recitais de música de câmara. A OCCO foi criada e é dirigida pelo Maestro Nikolay Lalov.

António Cebola (piano): iniciou os seus estudos de piano no Instituto Gregoriano de Lisboa. Mais tarde, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa. Está atualmente no 2.º ano do Mestrado de Música na Universidade de Évora.

Nikolay Lalov (maestro): terminou a Escola de Música Nacional “L. Pipkov” com medalha de ouro. Diplomou-se na Academia Nacional da Bulgária como violinista e, mais tarde, concluiu o curso de direção de orquestra.

Programa: C. F. Abel: Sinfonia em Ré Maior, Op. 17 Nº 3 (Allegro Maestoso, Andante, Allegro); W. A. Mozart: Concerto para Piano e Orquestra Nº 23 em Lá Maior KV 488 (Allegro, Adagio, Allegro Assai); J. Hadyn: Sinfonia Nº59 “Fogo” (Presto, Andante o più tosto Allegretto, Menuetto – Trio – Menuetto, Allegro assai).

Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

Dia 12 de novembro – Recita de Oboé e Piano MPMP: Duo formado em 2003. Em 2001 lançaram o primeiro trabalho discográfico “Cântico negro, oboé e piano em português”, exclusivamente com compositores portugueses. 

David Costa (oboé): licenciou-se em Oboé na Escola Superior de Música de Lisboa. Completou o Mestrado em Ensino da Música na ESML. É professor de oboé na Academia de Música de Almada. Foi fundador do Ensemble Palhetas Duplas.

Pedro Ferro (piano): licenciou-se em Piano na ESML. Obteve o Mestrado em Interpretação/Piano na Universidade de Évora. Concluiu o Mestrado em Ensino de Música na ESML. É professor de Piano no Instituto Gregoriano de Lisboa.

Programa: Sete Retratos a Branco e Preto (Nuno da Rocha): I. “Postiga” [dedicated to Roberto Leão]; II. Paraíso [dedicated to Eduarda Melo]; III. Balanço [dedicated to Alfredo Teixeira]; IV. Inferno [dedicated to André Hencleeday]; V. Balancear [dedicated to Gil Bastos]; VI. Agigantar [dedicated to Sara Valente]; VII. Devir [dedicated to Nuno Matos Duarte]; Mãe desconhecida (João Ricardo) Obra vencedora da variante de Composição – Duo David Costa e Pedro Ferro do Concurso Internacional de Música Terras de Santiago 2022; No mundo quis o Tempo que se achasse o bem (Ana Seara) Música pentagonal para oboé e piano (Eurico Carrapatoso): 1. Animado; 2. Lento; 3. Lento | Vivo | Lento; 4. Lento; 5. Animado;

Duo de Oboé e Piano – MPMP

No dia 17 de novembro, às 18h00, haverá concerto por “Prisma Quintet” – José Magalhães (saxofone), Sofia Brito (oboé), Daniela Rodrigues (clarinete), Maria Castro (fagote) e Samuel Marques (clarinete-baixo); no dia 18 de novembro, às 18h00, Recital de Guitarra, por Yuri Marchese; segue-se no dia 19 de novembro, às 18h00, Recital de Violino (Bruno Monteiro) e Piano (João Paulo Santos); no dia 25 de novembro, às 18h00, atuação de Trio com Piano – Luís Rufo (violino), Samuel Santos (violoncelo) e Mauro Dilema (piano); no dia 26 de novembro, às 18h00, Recital de Piano a 4 mãos, pelo “Duo Braganza” – com Patrizia Giliberti e Marius Bartoccini; no dia 1 de dezembro, às 18h00, atuação do “Coro Ricercare”, dirigido pelo Maestro Pedro Teixeira, que interpretará a obra vencedora da 4ª edição do Prémio de Composição “2ª Escola de Évora | Eborae Mvsica”,e entrega do prémio ao vencedor; no dia 9 de dezembro, às 18h00, Recital “Na Rota de Magalhães” – com Carla Caramujo (soprano) e António Carrilho (flautas); O Ciclo de Concertos termina no dia 16 de dezembro, às 18h00, com um concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, direção de Emanuel Vieira, de entrada livre.

Aconselha-se a pré-reserva de bilhetes em eboraemusica@gmail.com . Mais informações em eboraemusica.pt , nas nossas redes sociais, por email eboraemusica@gmail.com ou por telefone 266 746 750 / 965 740 270.

A organização destes concertos está a cargo da Associação Eborae Mvsica, que tem o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, coprodução da Câmara Municipal de Évora, e o apoio do Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e Jornal O Registo.